Roberto Miller Maia

Folha Ilustrada
Home
Saraiva Entrevista Livro Rock Brasil
Surf Image
Escritos Radiofónicos: Crise na Brasil 2000 !
Rock Bar Show
Folha Ilustrada
Cúrriculo Formal
The Jovens
Entrevista Revista Bancários
Entrevista Portal do Rock
History Of Rock
Veja São Paulo
Sound Design
Artigo Revista ShowBizz
Pequena história das radios rock de São Paulo
Entrevista para o site Ruídos
Construção de Intrumentos com Tom Zé
Entrevista Site Saraiva
Entrevista Site ObaOba
Videos
Programas de Web Radio
Página de Links !
Contatos

<

Autor: MAGALY PRADO
Editoria: ILUSTRADA Página: E9
Edição: Nacional Nov 24, 2000
Seção: RÁDIO
Assuntos Principais: SESSÃO DA TARDE /PROGRAMA DE RÁDIO/ROBERTO MAIA

Programa traz curiosidades ao dial das FMs
MAGALY PRADO
DA FOLHA


É uma pena que o programa "Sessão da Tarde", da Brasil 2000 FM (SP) seja transmitido das 15h às 19h, de segunda a sexta-feira. Um programa gostoso de ouvir, mais pelo carisma de Roberto Maia do que pela programação como um todo. Maia conhece muito da cultura pop e aproveita para alinhavar, em diversos quadros, informações preciosas.
O mais famoso é o "Desafio", quando o ouvinte é incitado a descobrir qual música está tocando. O repertório é vasto e, por conta disso, mais saboroso. Cobre do pop extremado ao brega ou até coisas como uma coletânea com 33 músicas dos Ramones, como figurou na quarta-feira passada.
As demais rádios estão coalhadas desse tipo de programa, só que as perguntas são de geografia, esportes etc. Acho válido ficar nas interrogações musicais. E Maia desfia seus comentários críticos, o que é bastante instrutivo.
"Em busca do single perdido" é um tira-dúvidas musical, onde quem participa manda sua questão por e-mail. Exemplo? Quem regravou "Raindrops Falling on my Head"? Resposta: Manic Street Preachers. Cada uma!
O quadro "Pilares do Rock" traz os discos fundamentais para a discoteca básica. Importante para as novas gerações conhecerem os "discões" de todos os tempos. O "Vale Quanto Pesa" conta os discos que venderam milhões de cópias. Outro exemplo? O "Back in Black", do AC/DC, já está na casa dos 12 milhões.
Já "Túnel do Tempo" narra o que aconteceu em determinada data nas paradas. O "Lançamento Nosso de Cada Dia" apresenta duas canções e conta com a participação do ouvinte. Às vezes os ouvintes discordam, há confrontos e é assim, tudo ao vivo. É aí que a Brasil 2000 ousa mais, ultrapassa o rock'n'roll e ataca com música eletrônica, MPB etc.
Na onda do filme "Alta Fidelidade", o quadro "2000 Volts" levanta listas esquisitas. E o "Top Five" também traz as suas.
Entre outras sessões, Maia e o locutor Osmar Santos seguram as quatro horas prendendo a atenção do ouvinte com programação inteligente.